Entrevista: Craig Canoy
Por: Renato Dalzochio Jr
Em 22/02/2017
Veterano estadunidense, que possui forte relação com o Brasil, fala de sua mudança de ares: do MX para o MTB

Craig Canoy possui uma relação de longa data com o motocross brasileiro. Em 1988 disputou uma temporada completa em nosso país, tendo sido campeão carioca e do Hollywood Motocross. 27 anos depois, em março de 2015, retornou ao Brasil para ministrar um curso de motocross na cidade de Barbacena (MG), além de disputar, como convidado, a etapa de abertura da Copa Minas Gerais de Motocross em Itabirito, onde venceu com tranquilidade a categoria MX4, liderando de ponta a ponta.

Em novembro do mesmo ano, voltou ao Brasil, desta vez para ministrar um curso de motocross na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul (clique aqui para relembrar como foi). Além do motocross, o ciclismo também sempre foi uma paixão presente na vida de Craig. Há alguns anos ele compete regularmente em provas de triatlo, inclusive fazendo parte de uma equipe.

Craig Canoy no topo do pódio em uma prova de downhill na Califórnia, em outubro do ano passado

 

Agora parte para mais um novo desafio: gerenciar sua própria loja de bicicletas, além de comandar a equipe Commencal USA nas principais competições de downhill dos Estados Unidos. Na entrevista a seguir, ele nos contou todos os detalhes destas novas oportunidades. Confira! Boa leitura!

 

Como surgiu a oportunidade de abrir a sua própria loja de bicicletas?

Eu sempre estive envolvido com bicicletas, desde os tempos em que competia no motocross. Tive uma reunião com meu novo sócio, Jesse McCormack e decidimos abrir a 211 Bikes.

Logotipo da 211 Bikes, a nova loja de Craig Canoy

 

Você compete em eventos de triatlo, inclusive faz parte de uma equipe. Vai continuar?

Sim, vou continuar competindo nas provas de triatlo, mas agora com a equipe da minha loja, a 211 Team.

 

Fiz a pergunta anterior porque vi que você e seu filho estão competindo em provas de downhill, inclusive fazendo parte da mesma equipe. Como está sendo esta nova experiência? Já havia competido antes no downhill?

Quando encerrei minha carreira no motocross comecei a competir profissionalmente no downhill, mas agora é apenas por diversão. Estou treinando meu filho, Kevin, que está se tornando atleta profissional de downhill, e também estou treinando uma equipe de jovens atletas.

Craig Canoy encarando uma prova de downhill, em novembro do ano passado

 

Você me disse numa conversa que está patrocinando dois dos melhores atletas de downhill do mundo na atualidade. Quem são eles? Conte-nos mais sobre suas respectivas carreiras.

 Eu sou o chefe da equipe Commencal USA e Steven Walton é um dos meus atletas. Atualmente ele lidera o ranking da categoria sub 18 nos EUA e também é um dos tops no ranking desta categoria na Copa do Mundo de Downhill, na Europa (Downhill World Cup Tour). Também está comigo Luca Cometti, que também está entre os melhores no ranking da World Cup Downhill Tour. E sinto que sua vontade e dedicação podem colocá-lo rapidamente no topo do ranking.

Equipe Commencal USA, da qual Craig é o chefe

 

Você também me disse que o mercado de vendas de bicicletas Off-Road nos EUA está aquecido, mas, por outro lado, o de vendas de motos Off-Road está praticamente falido. Conte-nos mais sobre estas situações.

A indústria das bicicletas de Mountain Bike está muito forte no momento, enquanto que a indústria das motos Off-Road está se esforçando para driblar a crise na economia. Mas isso também é reflexo da falta de boas competições amadoras.

Kevin Canoy, filho de Craig, numa prova de downhill, disputada em janeiro

 

Você mora no Condado de San Diego, no extremo sul da Califórnia. Nós sabemos como o motocross é forte e popular na Califórnia, mas o que você pode nos dizer dos esportes radicais e Off-Road de bicicletas?

Temos algumas das melhores áreas do país para a pratica do Mountain Bike. Os esportes Off-Road e radicais de bicicleta também são muito fortes aqui na Califórnia. Estamos planejando oferecer em breve passeios de Mountain Bike nos períodos de férias. 

VEJA TAMBÉM:
Resultados: 6ª etapa Grand National Cross Country Series (GNCC) – X-Factor
Em 22/05/2017
Thad Duvall vence a primeira na XC1 Pro e na Classificação Geral. Josh Toth perde a invencibilidade na XC2 250 Pro
Toby Price vence mas Honda segue na liderança do Dakar
Em 08/01/2016
Em dia difícil para o brasileiro Jean Azevedo, português Paulo Gonçalves assumiu a ponta na classificação geral
Brasil receberá competição internacional de Enduro em novembro
Em 02/10/2014
Campeonato Ibero Americano servirá como “teste” para o GP Brasil do Mundial de Enduro, a ser realizado em 2015
COMENTÁRIOS
Publicidade
211 Bikes MXGP Live
Copyright © 2013 CROSSCLUBE BRASIL. All rights reserved.